
Em entrevista à Massa FM, Massocco anuncia novidade no sistema do estacionamento rotativo de Concórdia

Durante entrevista ao jornalismo da Massa FM na manhã desta segunda-feira, dia 19, o prefeito de Concórdia, Edilson Massocco (PL), e o vice-prefeito Fábio Ferri confirmaram duas importantes novidades para o trânsito da cidade: a liberação de vagas de estacionamento em áreas com ciclofaixa durante os dias úteis e a implantação de um novo sistema para o estacionamento rotativo, com uso de um dispositivo chamado TAG.
FIQUE POR DENTRO DAS NOTÍCIAS COM O ALIANÇA NEWS! ACOMPANHE AS INFORMAÇÕES:
Segundo o vice-prefeito Fábio Ferri, o projeto aprovado pela Câmara de Vereadores prevê que as ciclofaixas, agora denominadas “ciclofaixas de lazer”, poderão ser utilizadas como vagas de estacionamento de segunda a sábado. A mudança deve entrar em vigor no início de junho, e vai liberar aproximadamente 350 novas vagas de estacionamento apenas na região central da cidade.
“Foi uma decisão assertiva para apoiar o comércio local, que precisa de rotatividade para atender melhor os clientes. Com essa medida, ampliamos o número de vagas e facilitamos a vida de quem precisa parar no Centro para fazer compras ou resolver questões do dia a dia”, afirmou Ferri.
As mudanças ocorrerão em um trajeto que inicia na Rua Coberta, desce pela Marechal Deodoro até a BRF, contorna a empresa, segue pela mesma via em direção ao Hospital São Francisco e vai até a Prefeitura, com estacionamento permitido em ambos os lados da via.
Massocco destacou que a ciclofaixa não será retirada aos domingos, mantendo seu uso para lazer, conforme previsto no Plano Diretor de 2022. Segundo ele, a alteração da faixa permanente exigiria mudanças na legislação, o que levaria mais tempo.
Estacionamento rotativo com tecnologia TAG
Outro anúncio importante foi a implantação do sistema TAG no estacionamento rotativo. O novo equipamento permitirá aos motoristas pagar apenas pelo tempo que utilizarem a vaga, de forma rápida e prática.
Com o TAG, o condutor adquire um dispositivo que já vem com crédito. Ao estacionar, basta passar o TAG no parquímetro para iniciar a contagem. Na saída, o usuário repete o processo, e o sistema calcula automaticamente o valor proporcional ao tempo utilizado. “É muito mais prático do que depender do celular, de cartão de crédito ou do agente de trânsito”, comentou o prefeito.
Massocco explicou que a medida tem como objetivo reduzir drasticamente o número de multas, já que cerca de 80% das infrações aplicadas atualmente são por falta de crédito. “Nosso governo não quer ser punitivo. Queremos facilitar. Essa é uma forma de orientar, e não punir o cidadão”, afirmou.
A expectativa da Prefeitura é que a implantação do TAG reduza em mais de 95% as multas por estacionamento irregular. A legislação para viabilizar o novo sistema está em fase final de ajustes, e a previsão é de que o equipamento esteja disponível nas próximas semanas.


