
Troca de válvulas busca garantir segurança operacional e eficiência no abastecimento

A equipe da Concórdia Saneamento substituiu duas válvulas de retenção de 300 milímetros que estavam danificadas e prejudicavam a captação de água bruta na estação do Rio Jacutinga. O trabalho se iniciou de madrugada desta quarta-feira (16) e tinha conclusão prevista para o final do dia, mas superou as expectativas e se encerrou por volta do meio-dia. A troca foi necessária para garantir o correto funcionamento do sistema de bombeamento e evitar o refluxo da água durante paradas operacionais.
ATENÇÃO! QUER FICAR POR DENTRO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DE CONCÓRDIA E REGIÃO EM TEMPO REAL?
Também foi realizada manutenção na válvula flap, componente essencial para o alívio do golpe de aríete — fenômeno que ocorre quando há interrupção repentina no bombeamento, provocando o retorno brusco da água na tubulação. A atuação da válvula flap, nesse contexto, é fundamental para proteger os equipamentos e a integridade da rede, absorvendo o impacto hidráulico e estabilizando o sistema.
As ações fazem parte do plano contínuo de manutenção preventiva e corretiva da Concórdia Saneamento, com foco na segurança operacional e na eficiência do abastecimento de água.


