Nuvem
Estado

Bebês recebem antídoto de cobra ao invés de vacina na maternidade do Hospital Santa Cruz

Onze recém-nascidos foram medicados incorretamente entre 9 e 11 de junho; hospital apura caso e monitora pacientes
Imagem
Ilustrativa
Compartilhe: Whatsapp Facebook

Um erro na administração de medicamentos causou preocupação em Canoinhas, no Planalto Norte de Santa Catarina. Onze bebês receberam, por engano, antídoto contra veneno de cobra no lugar da vacina contra hepatite B, na maternidade do Hospital Santa Cruz.

ATENÇÃO! QUER FICAR POR DENTRO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DE CONCÓRDIA E REGIÃO EM TEMPO REAL?

Segundo informações da Prefeitura de Canoinhas, os casos ocorreram entre os dias 9 e 11 de junho, mas só foram comunicados oficialmente à Secretaria de Saúde na segunda-feira (14).

Apesar do equívoco, os bebês não estão internados e, até o momento, nenhum efeito colateral foi identificado. Eles permanecem em acompanhamento contínuo por uma equipe multidisciplinar do hospital.

Em nota, o Hospital Santa Cruz confirmou que identificou o erro na vacina no dia 11 de julho e instaurou uma sindicância interna para apurar as responsabilidades.

“Desde o primeiro momento, o hospital adotou todas as medidas de assistência e acolhimento às famílias e aos recém-nascidos envolvidos, que serão monitorados de forma contínua”, destacou a administração.

A prefeita Juliana Maciel informou que a prefeitura contratou uma auditoria externa para fiscalizar o hospital. Embora a unidade não seja municipal, a maioria dos atendimentos é feita pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“O município de Canoinhas encaminha mais de R$ 1 milhão ao hospital para custeio desses serviços”, afirmou.

As famílias das crianças estão sendo orientadas e acompanhadas pela equipe de saúde do hospital, que afirma seguir todos os protocolos de segurança do paciente.

Portal RBV | com informações ND Mais

Enquete
Clima
Tempo em Concórdia-SC
Nuvem
Umidade:
Vento:
Logo Whatsapp