
Inverno deverá ter temperaturas acima da média e veranicos em SC

Ainda é cedo para afirmar com absoluta certeza, mas por enquanto o que se desenha nos modelos meteorológicos é um inverno com temperatura acima da média em Santa Catarina. Os veranicos são presença quase certa e a neve, tão esperada por centenas de turistas, ainda não tem indicativo de se formar.
FIQUE POR DENTRO DAS NOTÍCIAS COM O ALIANÇA NEWS! ACOMPANHE AS INFORMAÇÕES:
As atualizações do que se pode esperar do tempo nos próximos três meses foram dadas pelo Fórum Climático neste início de semana. O grupo, formado por meteorologistas de diferentes instituições de Santa Catarina, se reúne mensalmente para as previsões trimestrais.
Com base em modelos internacionais, temperatura do oceano e outros fatores que influenciam o tempo em Santa Catarina — como a ausência de um El Niño ou La Niña —, os profissionais acreditam que o fim do outono e começo do inverno, entre maio e julho, será de temperatura acima da média e pouca chuva.
Isso obviamente não significa que a estação mais fria do ano será quente como o verão, mas no geral as temperaturas não serão super baixas. Dias consecutivos de frio mais intenso devem ocorrer, mas com pouco tempo de duração. Os “veranicos” também são esperados, trazendo uma grande amplitude térmica e desafiando até as imunidades mais resistentes.
Historicamente, maio, junho e julho são meses de menos chuva no Estado, especialmente na faixa litorânea. Com a expectativa de pouca precipitação no próximo trimestre, a tendência é que o volume médio fique dentro do habitual ou até ligeiramente abaixo, especialmente em julho.
Apesar disso, sistemas podem trazer chuvas um pouco mais intensas, mas de forma esporádica. A primeira chegada de um desses eventos é esperada para o final da próxima semana, quando as chuvas ficarão mais frequentes e bem distribuídas, indicam os modelos.
Fonte: NSC


