Trabalhadores da JBS de Ipumirim definem a pauta da Campanha Salarial 2026
Os trabalhadores da JBS de Ipumirim definiram, no último sábado (20), a pauta de reivindicações da Campanha Salarial 2026. A assembleia foi realizada no Centro dos Idosos de Ipumirim, ao lado da Igreja Matriz, e reuniu os trabalhadores para discutir e aprovar as propostas que serão apresentadas à empresa durante o processo de negociação coletiva.
ATENÇÃO! QUER FICAR POR DENTRO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DE CONCÓRDIA E REGIÃO EM TEMPO REAL?
A pauta aprovada contempla uma série de reivindicações econômicas e sociais que buscam a valorização dos trabalhadores, a melhoria da renda familiar e a ampliação dos benefícios oferecidos.
Entre os principais itens está o reajuste salarial de 100% do INPC mais 5% de ganho real, além da atualização do piso salarial conforme o índice negociado.
Os trabalhadores também aprovaram a reivindicação de 12 parcelas de R$ 400,00 de cesta básica ou cartão alimentação, além de seis aportes extras de R$ 100,00 ao longo do ano.
Outra proposta é a implantação do quinquênio, ou prêmio permanência, correspondente a cinco benefícios de 3,5% sobre o salário-base, como forma de reconhecer e valorizar o tempo de permanência na empresa.
A pauta ainda prevê a entrega de kits de produtos no valor de R$ 200,00 em datas comemorativas, como Páscoa, Dia do Trabalhador e Natal, além do pagamento da Participação nos Resultados (PPR) de acordo com o salário de cada trabalhador.
Entre as reivindicações sociais estão o auxílio escolar de R$ 100,00 para dependentes a partir dos cinco anos de idade, a ampliação da licença-maternidade para 180 dias e da licença-paternidade para 20 dias.
Os trabalhadores também aprovaram a redução da participação no transporte para 2%, o aumento para três dias do período destinado ao acompanhamento de filhos fora do domicílio, a contribuição negocial de 2% e a definição de que as compensações referentes às folgas dos dias 24 e 31 de dezembro sejam realizadas antes do encerramento do ano.
Com a pauta aprovada, o documento será encaminhado à JBS e o sindicato aguarda o agendamento da primeira rodada de negociação para dar início às tratativas da Campanha Salarial 2026.
A expectativa é de que o processo de negociação avance na busca por melhorias salariais, valorização profissional e ampliação dos direitos e benefícios dos trabalhadores da unidade de Ipumirim., o segundo maior número do país, atrás apenas de Minas Gerais
Fonte: Assessoria de comunicação