Nuvem
Saúde

Casos de dengue seguem controlados em Concórdia, com crescimento lento

Sobre a Chikungunya, há três casos suspeitos em investigação.
Imagem
Compartilhe: Whatsapp Facebook

Os casos de dengue em Concórdia seguem em ritmo lento de crescimento, demonstrando uma situação bastante controlada da doença no município. Conforme dados repassados ao jornalismo da Massa FM pela Vigilância Epidemiológica, até esta semana, são 116 casos confirmados de dengue. No intervalo de uma semana, apenas sete novos diagnósticos foram registrados.

FIQUE POR DENTRO DAS NOTÍCIAS COM O ALIANÇA NEWS! ACOMPANHE AS INFORMAÇÕES:

Além dos casos confirmados, 24 pessoas estão sendo consideradas suspeitas, por apresentarem sintomas compatíveis com a doença e estarem aguardando o resultado dos exames realizados pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen). Ainda de acordo com a Vigilância, 16 pacientes estão em viremia ativa, ou seja, em fase de contágio — o que significa que, caso sejam picados pelo mosquito Aedes aegypti, podem transmitir a doença.

Os bairros com maior concentração de casos confirmados continuam sendo o Frei Lency, Vila Jacob Biezus, Loteamento Bussolaro e Petrópolis, entre outros. Já os casos considerados prováveis se concentram principalmente nos bairros São Cristóvão, Parque de Exposições e Centro.

A situação atual representa um cenário muito mais tranquilo em comparação com o mesmo período do ano passado, quando Concórdia contabilizava mais de 1.800 casos de dengue. Em 2025, o número representa uma queda de aproximadamente 94% nos registros da doença, reforçando a eficácia das ações de controle e prevenção adotadas nos últimos meses.

Além da dengue, o município também monitora casos de Chikungunya. Segundo o último boletim, são dez confirmações da doença em 2025, com três casos suspeitos em investigação, nos bairros Nazaré, Centro e Primavera.

Em relação ao mosquito transmissor, o Aedes aegypti, Concórdia já identificou 272 focos neste ano, sendo 14 apenas no mês de maio. A Vigilância Epidemiológica reforça a importância de manter terrenos limpos e eliminar recipientes que possam acumular água parada, principal ambiente de proliferação do vetor.

Enquete
Clima
Tempo em Concórdia-SC
Nuvem
Umidade:
Vento:
Logo Whatsapp