Caso da Balsa: Concluída investigação sobre naufrágio entre Alto B. Vista e Marcelino Ramos
O sobrevivente do naufrágio da balsa no Rio Uruguai, entre Alto Bela Vista, Santa Catarina, e Marcelino Ramos, Rio Grande do Sul, foi absolvido pelo Tribunal de Justiça Marítimo. O acidente aconteceu no dia 18 de outubro de 2023. O acórdão da decisão, obtido pelo Portal Magronada, foi assinado pelo desembargador Attila Halan Coury.
ATENÇÃO! QUER FICAR POR DENTRO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DE CONCÓRDIA E REGIÃO EM TEMPO REAL?
De acordo com as informações apuradas pelo Portal Magronada via autos do processo, no momento do fato o tempo estava nublado e a correnteza do Rio Uruguai estava forte, sendo que o proprietário proibiu a travessia de veículo de carga na balsa, permitindo apenas carro pequeno.
Entretanto, foi tentado passar um caminhão, pois o motorista era amigo de Flávio Tobaldini. Todos os procedimentos de embarque foram seguidos, mas a embarcação virou. Os moradores prestaram socorro aos sobreviventes até a chegada do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.
Tobaldini não conseguiu sobreviver e o corpo foi localizado dias depois do ocorrido pelos bombeiros. A Procuradoria Especial da Marinha entendeu que o balseiro sobrevivente teve responsabilidade pelo acidente. O Tribunal Marítimo resolveu absolver o balseiro sobrevivente.
O desembargador Attila Halan Coury entendeu que a causa do naufrágio não foi apurada com a devida precisão, mas houve deficiência de equipagem e o descumprimento das normas e exposição a riscos, sendo a infração cometida pelo proprietário da embarcação. A Agência Nacional de Transportes Aquaviários foi comunicada para os procedimentos.
Naufrágio da balsa
Na quarta-feira, 18, por volta das 7h, uma balsa saiu do município de Alto Bela Vista, em Santa Catarina, sentido Marcelino Ramos, no Rio Grande do Sul, transportando um caminhão com carga de tijolos. Estavam na balsa três pessoas: o condutor da balsa, o marinheiro e o motorista do caminhão.
Ao adentrar o rio, devido a correnteza, houve um emborcamento que levou ao naufrágio da balsa. Duas pessoas conseguiram pular e sobreviveram. Devido a essa correnteza, a balsa desceu em torno de 1 km abaixo do ponto onde naufragou.
O acidente fez uma vítima. O operador da estrutura, Flávio Tobaldini, de 47 anos, foi encontrado dias após ao acidente, a 15 km dos local em que o naufrágico aconteceu. Duas pessoas que estavam na balsa conseguiram sobreviver: um funcionário de convés e o motorista do caminhão.
Fonte: Portal Magronada / Bernardo Souza / Aliança News